1826 - A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida neste ano pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamadoBetume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
1878 - Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeiroa experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.
1889 - O som tem uma história no cinema, muito longa. Encontra-se documentado que por alturas de 1889, Thomas Edison, tentou sincronizar o som com as imagens de um filme, apesar não se saber muito mais em concreto. Nos frenéticos anos 20, os locais de convívio aumentaram e alteraram-se, e as pessoas passaram a frequentar mais os cabarets, os night-clubs e os casinos.
1895 - Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos videos e exibi-los em maquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmes em grandes salas.
1942 - Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1942, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.
1956 - Foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens electrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação. É claro que estes meios no início só eram acessíveis a instituições muito limitadas, lembrem-se que este é um dos mais potentes meios de comunicação, o que significa que é eleito para veicular ideologias, logo na terra do tio Sam o controlo era, e é, o preço.
1960 - Introduzida nos Estados Unidos na década de 1950, apenas alguns anos depois das emissões a preto e branco estarem padronizadas, os altos preços dos televisores e a falta de material para aproveitar a nova tecnologia fizeram demorar a sua aceitação no mercado. Só em finais da década de 1960 é que os televisores a cores se começaram a impor no mercado, sobretudo devido ao sistema Porta-Color da General Electric em 1966. Na década seguinte os televisores a cores tornaram-se os mais comuns, tendo havido a padronização do sistema.
1956 - Os avanços tecnológicos na captação, transmissão e recepção de imagens vídeo tiveram um avanço muito rápido no após guerra. A televisão era o entretenimento dos americanos, de tal forma que se vulgarizou e cobria já totalmente o território americano na década de 50. Este facto veio incentivar novos desafios técnicos, nomeadamente o video gravador.
Foi em 1956 que verdadeiramente podemos afirmar o nascimento do vídeo como audiovisual, pois foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens electrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação.
Charles Ginsburg, da Ampex, criou o primeiro gravador de video-tape viável da história em 1951. O sistema utilizava câmaras que transformava imagens em impulsos magnéticos gravados em fitas que poderiam ser reproduzidas posteriormente, muito similar ao utilizado até há pouco tempo no VHS.
Embora o primeiro formato óptico date 1958, inventado por David Paul Gregg, o formato reflexivo, que gerou posteriormente o CD e o DVD, surgiu em 1968 pela Pioneer. Embora o LD não tenha sido uma tecnologia bem sucedida, criou um novo paradigma na gravação não só de vídeo, mas de dados em geral.
A primeira câmara de vídeo foi a Sony BMC100P, de 1983, que gravava em Betamax. A partir dela nasceu o conceito de câmara portátil e tirou dos profissionais o monopólio de gravação de vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário